BIJUTERIAS - HISTÓRIA E TENDÊNCIAS AO LONGO DOS ANOS

Bijoux em francês significa: Joia

Entre 1920 e 1930, dá -se início a uma produção massiva de bijuteria, feita com materiais não nobres, diferentes dos que são usados tradicionalmente no fabrico de joalharia. A produção deste tipo de artigo em grandes quantidades teve origem no facto de ter emergido, nesta altura, uma classe média, pessoas que se encontravam a meio, entre a pobreza e a opulência, que procuravam produtos de baixo e médio custo.

Vamos passear ..e através dos anos verificar as tendências nos acessórios ...veja como se repetem..

Anos 20

Nesse período começaram o uso de chapeis. A tendência mais usada foi o estilo cloché. Cobriam a maior parte da cabeça, e era mais usado nos cabelos curtos.

Era rara a mulher que não usava acessórios. Usava-se mais o básico dos básicos: um chapéu de copa redonda, pérolas naturais de tamanho médio e um fio de ouro.

Nessa época aparece a carteira Clutch.

Em Paris, Nancy Cunard era uma grande influência ao nível da moda, tendo sido nos anos 20 fotografada com os braços cheios de pulseiras lisas e pesadas, de estilo africano.

Mas, foi Chanel quem provocou a maior mudança na função da bijuteria, quando, em 1924, lançou a sua coleção de bijuteria, onde, entre outras peças, se encontrava um par de brincos pendentes com pérolas artificiais, em preto e branco.

 

Anos 30

Os óculos escuros começaram a ficar na moda nos anos 30. As boinas também eram o início de um grande sucesso na época. A maquiagem era moda, as roupas eram mais finas e elegantes e era desnecessário usar acessórios. Apenas com uma gargantilha simples ou com broches e anéis com linhas geométricas ao estilo Arte Déco. Mas, havia sempre quem usasse uma pequena malinha e as suas pérolas!!

Anos 40

Os chapéus eram no estilo militar, e alguns com flores. Os véus também foram muito usados bem como o Chapéu com véu. Outra forma de acessório muito usado foram os lenços na cabeça.

Anos 50

A moda dos anos 50 foi divida entre a sensualidade e a época juvenil marcada pelo início do rock and roll. A luva era o acessório mais usado na época. Dentre os mais variados tipos: de couro, renda e seda.

O lenço de seda era considerado chique, um dos símbolos da alta-costura que começava a ser usado mais do que na década de 40.

Luvas, peles e joias estão em alta, assim como o salto “agulha”. Chanel lançou o escarpin bicolor e a bolsa matelassé com alças correntes. Época do glamour!!

Anos 60

Os coloridos e fluorescentes (neon) também foram tendência, igual hoje. Arcos e faixas de cabelos, uso de perucas com cortes e cores diferentes. Os batons eram rosa claro ou mesmo nude.

No final dos anos 60, o estilo hippie começava a crescer.

Os designers de joias iam buscar inspiração à arte Budista, Islamista e Hindu e às culturas de países como a Índia, a Tailândia, o Nepal e países vizinhos.

As pessoas usavam várias pulseiras, sinos e colares que tilintavam enquanto estas caminhavam.

Os anos 70

O Estilo traz muitos itens-chave com um toque rústico.

O estilo hippie e romântico marcam os anos 70. As mulheres começam a usar um visual unissex. As cores eram coloridas e chamativas. Em especial, o glitter e o metalizado começaram a serem usados. As estampas florais predominaram nessa época. Os cintos eram grossos. A maioria dos acessórios tinha como um especial as franjas. Os chapéus eram muito usados os de palha com flores e penas, colares apertado no pescoço, óculos redondinhos e meias lurex.

Também era uma tendência a moda dos punks, considerada chocante, dado que utilizava a insignia nazi, alfinetes e correntes como joias. Usavam piercings no nariz e nas orelhas, com origem nas influências religiosas orientais, para provocar e alarmar.

Anos 80

As tendências dessa época não foi inspirada totalmente os anos 70.O brilho e a cor dourada era o principal nas roupas. As cores cítricas, fluorescentes (neon) também faziam muito sucesso igual hoje. O look era muito exagerado. Muitas cores, muitas formas e muitos acessórios. Tudo era forte, sombras neons, batons vermelhos, azuis, roxos, enfim, muito fortes.

As Mochilas eram tendência e as faixas na testa, gel nos cabelos e cortes assimétricos, relógios que trocavam as pulseiras, tênis All Star, batom 24 horas, colares e brincos de bijuteria variados e de todos os tamanhos

Anos 90

As cores continuavam vibrantes, mas agora com moderação: rosa, azul, amarelo...

O pérolas naturais minimalismo retorna e as influências mais”clean” predominam. O ouro branco e os brilhantes dominam as peças deixando tudo mais neutro. O glitter também fazia sucesso nos anos 90, mas, não com a força dos anos 80.

As bolsas de palha coloridas também eram tendência na época.

Anos 2000

Vê-se muitas influências de todas essas épocas repaginando os estilos e fazendo uma mistura de estilos que só enriquece e permite a criatividade. Podemos criar o próprio estilo e estar na moda. Cada vez mais a bijuteria é usada e cada mulher cria um estilo próprio expressando a sua personalidade. Tudo está na moda há um mix de materiais, formas e tamanhos que marcam a tendência e dão liberdade para as mulheres criarem seus looks e brilharem, afinal de contas é pra isso que são criadas as peças: para trazerem brilho e personalidade para quem as usa.

 

(Fonte de dados históricos: Estudo da Evolução dos Acessórios de Moda ao Longo do Século XX e Concepção de um Acessório com Propriedades de Conforto e Design Inovador. Denise Andrade Parracho Lucas)